AGRUPAMENTO VERTICAL de ESCOLAS
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Moura
PROJECTO EDUCATIVO - Triénio2007/2010
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Moura
PROJECTO EDUCATIVO - Triénio2007/2010
Características da Comunidade
Educativa
· Baixo nível socioeconómico e cultural da maioria dos alunos;
· Desvalorização da escola e dos seus valores;
· Ausência de projectos de vida e fracas expectativas em relação ao futuro;
· Falhas nas aprendizagens básicas (leitura, escrita, interpretação e cálculo);
· Ausência de hábitos de leitura;
· Ausência de hábitos de estudo;
· Dificuldades de aprendizagem de alguns alunos;
· Problemas de comportamento dentro e fora da sala de aula;
· Falta de hábitos de higiene e maus hábitos alimentares de alguns dos alunos;
· Baixo nível de escolaridade de uma parte significativa dos pais;
· Fraco acompanhamento da vida escolar por parte dos pais a partir do 2º Ciclo;
. Baixa expectativa em relação à escola.
Acção Educativa
Princípios Orientadores
· Respeito
· Trabalho
· Tolerância
· Responsabilidade
· Saber
· Cooperação
· Integração
Prioridades
- Valorizar a identidade do Agrupamento
- Melhorar os resultados escolares
- Combater a indisciplina
- Promover acções de formação para pessoal docente e não docente
- Melhorar os espaços físicos
1 - Valorizar a identidade do Agrupamento
· Projecto Escola Brilhante
· Envolver os Pais e Encarregados de Educação.
2 - Melhorar os resultados escolares
Promover actividades que contribuam para a valorização da cultura escolar:
Clube de Teatro
Clube das Artes
Clube de Línguas
Revista On-line
Desporto Escolar:
- Futsal
- Natação
- Tiro com Arco
- Ténis de Campo
- Realizar actividades que contribuam para melhorar o nível cultural dos alunos:
Visitas de estudo
Sessões de leitura
- Melhorar as estruturas de Apoio Pedagógico:
APA
Sala de estudo
Ensino especial
- Desenvolver o gosto pela leitura:
Plano Nacional de Leitura
- Desenvolver a capacidade de cálculo e raciocínio lógico matemático:
Plano de Acção da MatemáticaEnvolver os Pais e Encarregados de Educação.
3 - Combater a Indisciplina
- Definir regras de funcionamento para todos os espaços.
- Definir normas de actuação para o pessoal docente e não docente.
- Natação
- Tiro com Arco
- Ténis de Campo
- Realizar actividades que contribuam para melhorar o nível cultural dos alunos:
Visitas de estudo
Sessões de leitura
- Melhorar as estruturas de Apoio Pedagógico:
APA
Sala de estudo
Ensino especial
- Desenvolver o gosto pela leitura:
Plano Nacional de Leitura
- Desenvolver a capacidade de cálculo e raciocínio lógico matemático:
Plano de Acção da MatemáticaEnvolver os Pais e Encarregados de Educação.
3 - Combater a Indisciplina
- Definir regras de funcionamento para todos os espaços.
- Definir normas de actuação para o pessoal docente e não docente.
Regulamento Interno do Agrupamento
- Reforçar a vigilância
- Integrar o turma na Área de Formação Cívica
- Associar o incumprimento de regras ao trabalho cívico.
- Criar parceria com a Escola Segura, no sentido de intervir nas aulas de Formação Cívica, com temas sobre indisciplina e cumprimento de regras.
- Criar clubes que respondam às necessidades/interesses dos alunos.
- Criar, nos espaços exteriores, locais para actividades de escolha livre.
- Incluir temas de âmbito Local ou Regional, no Projecto Curricular de Turma.
- Elaborar uma ficha de registo de ocorrência.
- Abreviar o circuito interno de passagem de informação entre o momento da ocorrência e o Encarregado de Educação.
- Criar uma base de dados que quantifique o número de ocorrências e a sua tipificação.
- Envolver os Pais e Encarregados de Educação
Sem comentários:
Enviar um comentário