quinta-feira, 24 de abril de 2008

Alcoolismo - Testemunho

A culpa é do Álcool

O drama da minha família


"Em relação ao álcool tenho um episódio muito triste para contar:

O meu avô, pai do meu pai, morreu por culpa do álcool. Quando o meu avô saiu da marinha ficou desempregado, então ele refugiou-se no álcool durante anos. Teve fases melhores, numa dessas fases em que se encontrava menos mal casou-se com a minha avó Benedita e dessa relação nasceram dois filhos: o meu tio Paulo e o meu pai, Carlos.
A minha avó achou que se viessem viver para a terra do meu avô, junto da família dele, as coisas iriam mudar. Mas, foi exactamente o contrário, ele entregou-se ao álcool e perdeu a vontade de viver. Esteve várias vezes internado nos hospitais e fez oito desintoxicações, mas sem sucesso. Sofreu muito e fez sofrer todos à sua volta.
Hoje em dia morrem por ano 75.000 pessoas vítimas do álcool. Os jovens cada vez mais começam a beber mais cedo e sem limites.
Espero que este meu testemunho da história do meu avô sirva para alertar as pessoas de como é perigoso o álcool para a saúde. Enfim, espero que a história do meu avô Marcelino Piteira, de 47 anos, que morreu vítima de uma cirrose sirva de um exemplo para as pessoas terem em conta o perigo do álcool."

Rita Isabel Costa Piteira - 6ºB

Sem comentários: