segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dia Mundial do Não Fumador


No âmbito do "Projecto Educação para a Promoção da Saúde", a turma C, do 6º ano, realizou algumas actividades para: o alerta do Consumo do Tabaco e Sensibilização para uma Escola Sem Tabaco .
Tratámos do tema na disciplina de Língua Portuguesa, produzindo, interpretando e fazendo o tratamento dos textos.
Começámos por verificar que fumar é um hábito muito perigoso, um fardo muito pesado para a saúde e bem-estar de pessoas em todo o mundo.
Seguiu-se a sensibilização do referido tema e adquirimos conceitos como: Tabagismo, substâncias irritantes, monóxido de carbono, nicotina, alcatrões e agentes cancerígenos. Falámos, também, de riscos respiratórios, cardiovasculares e riscos cancerosos.
Consciencializámo-nos que o tabaco é a causa de um número muito elevado de mortes prematuras, de que milhares de pessoas consomem diariamente muitos milhares de cigarros, charutos, cachimbos, cigarrilhas e que muitas crianças e jovens são consumidores de tabaco devido a várias causas, essencialmente sociais e comportamentais.
O número de fumadores passivos (aqueles que respiram o fumo dos outros) cresce a par dos que fumam.
Por todos estes motivos escrevemos frases referentes a regras que se aplicam a todos.
Levámos essas regras para aulas de E.V.T. e com a ajuda de uma pesquisa de imagens alusivas ao tema, realizámos cartazes que esperamos serem uma ajuda para a reflexão de todos os que "pararem" para os ver e ler no dia 17 de Novembro _ Dia Mundial Do Não Fumador.
Nunca é tarde demais para parar.
Libertar-se do tabaco é algo maravilhoso e quando alguém vos convidar para fumar a resposta deve ser:
_ Não. Obrigada!

Texto produzido pela turma C do 6º ano

Sem comentários: